Ao contrário do preformacionismo molecular da genética clássica, na qual a sequência de DNA especificava a sequência de polipeptídeos, a biologia molecular contemporânea nos mostra uma epigênese do gene. O gene é um processo que ocorre em um sistema situado em um meio. Ele é um ciclo molecular de produção de proteínas. Ciclo este em que o DNA participa de maneira necessária e fundamental, mas não pré-determinadora. O gene, enquanto um processo, é realizado a cada etapa a partir de interação com outros elementos do sistema. EPIGÊNESE do GENE (flash)
3 comentarios:
muy bueno!!! cierto, epigenesis del gen jeje
Los microrna's tambien pueden entrar determinando si ocurre o no la síntesis de proteínas.
MicroRNAs seriam interessantes. Na verdade, o esquema original ia apenas até o RNAm maduro. Acrescentei as chaperonas como um exemplo de modificação pos-translational. Há outros fatores ainda que poderiam ser acrescentados para tornar o exemplo mais completo e convincente para algum cabeça dura!
Quanto a idéia de uma "epigênese do gene", ela tem aparecido aqui e ali, discretamente. Por exemplo:
Burian, R. M. Molecular epigenesis, molecular pleiotropy, and molecular gene definitions. History & Philosophy of the Life Sciences, v.26, n.1, p.59-80. 2004.
Griffiths, P. E. e K. Stotz. Genes in the Postgenomic Era? Theoretical Medicine and Bioethics, v.27, n.6, p.499-521. 2006.
Publicar un comentario