miércoles, noviembre 14, 2007

A la playa!

O trabalho de Thewissen e Taylor (2007) fornecem filogenias com as transições terra-mar em amniotas. Interessante que, nos primeiros estágios da transição, a adaptação é quase sempre a mesma: membranas interdigitais. Ou seja, a conservação de uma característica embrionária por não apoptose. Em estágios posteriores, assimetria lateral dos membros e polifalangia também são características recorrentes. Quer dizer, padrões de variações ontogenéticas influenciando nas direções das filogenias.


Thewissen, J. G. M., and M. A. Taylor. Aquatic adaptations in Amniotes. Pp. 310-322. In: B. K. Hall (ed.), Fins into Limbs, Evolution, Development, and Transformation. Univ. Chicago Press.2007

6 comentarios:

Sanders dijo...

muy iteresante. en los mas derivados la convergencia en hiperfalangia tambien es común.
Justo hiy me desperte acordandome que se ma habian quedado fuera crocdylia y fitosauria jajaja

Chico dijo...

quando eu disse polifalangia estava pensando em hiperfalangia (cetacea, plesiosauria). Não sei se "polifalangia" existe.

Sanders dijo...

estará bien esto de poner el pdf's? los blogs cientificos de gringolandia no lo hacen mucho....

Chico dijo...

É um link para o site do Thewissen. Não sou eu quem estou colocando o arquivo na rede. Coloquei o link para os interessados saberem que o capítulo está na rede. Aliás, eu comprei o livro em que este capítulo foi publicado. Tem coisas muito boas.

Sanders dijo...

ah, OK

Roberto E. Yury Yáñez dijo...

revisadlo y comentadlo

http://www.sciam.com/article.cfm?id=is-disease-inheritance-more-random

Saludos